O prefeito Roberto Dorner acompanhado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, fizeram a entrega, no final da manhã, dos 576 apartamentos no residencial Nico Baracat (50% do total), construídos pelos governo federal, estadual e prefeitura. Durante a cerimônia, foram entregues chaves de forma simbólica para moradores das etapas 2 e 4, contempladas neste primeiro momento. Cada apartamento tem 46,34m² e as famílias selecionadas são de baixa renda que deixam de pagar aluguel. Hoje também foram escolhidos os síndicos do conjunto habitacional.
As obras ficaram vários anos paralisadas por problemas em contratos e necessidade de realinhamento de preços. Há dois anos, o prefeito Roberto Dorner alinhou parceria com o governador Mauro Mendes e a concessionária de água (que elaborou e doou os projetos de fornecimento de água) que fizeram investimentos para proporcionar que as 574 famílias, selecionadas pela Caixa Econômica Federal, entrassem nos apartamentos. O Estado fez aporte de R$ 8 milhões.
Dorner agradeceu os setores responsáveis pela entrega das obras e também ressaltou a importância da parceria municipal, estadual e federal “entregando o núcleo 2 e 4. Estamos muito feliz com isso, com a parceria do governo do Estado, governo Federal, nós temos que fazer a diferença para o nosso município. Parabéns a todos que contribuíram com esse processo”, declarou.
O ministro Carlos Fávaro, que representou o governo federal, destacou que “esse (residencial Nico Baracat) é o exemplo, parceria do governo federal, municipal e do Estado, emendas parlamentares, sociedade civil envolvida e o resultado é a entrega da obra que vinha paralisada há mais de 10 anos”.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, filho de Nico Baracat, que leva o nome do residencial, relembrou a época em que foi lançada a obra. “Muito feliz, em nome da minha família, um dia impar nas nossas vidas, eu que estive aqui no lançamento do então prefeito Juarez Costa e hoje venho na entrega da primeira etapa do residencial. Eu como filho do Nico, que faleceu lançando esses empreendimentos há 11 anos (quando era secretário estadual e conduzia os projetos para o residencial), é muito gratificante”.
A próxima etapa é fazer os 50% dos apartamentos restantes para atingir o projeto original do residencial Nico Baracat de 1,4 mil apartamentos (um dos maiores conjuntos habitacionais no Nortão). As obras começaram em 2013 e foram paralisadas devido a problemas relacionados ao saneamento básico.
Também prestigiaram a cerimônia, a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês da Silva Magalhães, alguns prefeitos da região, deputados, secretários, vereadores e demais autoridades.