A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEAS) e o Gabinete Municipal se reuniram nesta quarta-feira (25) com o Comando do 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado – Cavalaria de Nova Mutum e representantes da Secretaria de Saúde para tratar sobre o Termo de Cooperação Técnica da Equoterapia e Escola de Equitação, que está em fase final de implantação no município.
Na reunião de trabalho ficou acordado o campo de ação das duas secretarias em torno das aulas de Equoterapia e Equitação que serão disponibilizadas pela Cavalaria de Nova Mutum. A equoterapia será trabalhada pela Secretaria de Saúde. Já a equitação estará sobre a responsabilidade da SEAS.
A Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, primeira dama Aline Félix, afirmou que as duas pastas atuaram em conjunto, sempre visando o bom andamento do projeto.
“Queremos iniciar as atividades no mês de março deste ano, por isso estamos buscando apresentar a melhor forma de atender e incluir as famílias atendidas pela Secretaria, que estão em situação de vulnerabilidade social” – informou Aline Félix.
Para o Tenente Coronel PM Robson Fernandes, Comandante do 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado de Nova Mutum, a definição do plano de ação da Equoterapia e Escola de Equitação é muito importante para a implantação deste método terapêutico que auxilia de maneira educacional todas as pessoas com necessidades especiais.
Em um primeiro momento a equitação irá atender 50 crianças e adolescentes. Dessas, 30% serão da unidade da cavalaria e 70% famílias de baixa renda. As aulas da Assistência serão disponibilizadas pela manhã, das 7h às 11h. Cada criança terá uma hora de aula, uma vez por semana.
O município de Nova Mutum está investindo mais de R$ 1 milhão com o intuito de garantir o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Todo o material para o início das atividades já foi comprado e será disponibilizado pela SEAS.
Em recente visita às obras, o prefeito Leandro Félix enfatizou que a estrutura irá possibilitar grandes avanços aos pacientes que precisam de reabilitação.
“Estamos contentes com o avanço das obras deste importante projeto social. A equoterapia é um método terapêutico educacional com resultados comprovados, que com certeza irá contribuir com o desenvolvimento das crianças”, destacou.