Presidente de conselho de mulheres dos Emirados Árabes elogia Virginia e programas sociais de MT durante a COP 28

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, apresentou, ontem, em Dubai, na COP 28, conferência do clima, os programas SER Família e SER Família Mulher para atender famílias de baixa renda em Mato Grosso, além de detalhar o SER Família Indígena. Ela conheceu a presidente do Conselho de Mulheres de Negócios dos Emirados Árabes Unidos, Farida Kamber Al Awadhi. “Fiquei muito orgulhosa de receber o convite da primeira-dama para estar na sua apresentação e poder conhecê-la pessoalmente. O foco da primeira-dama é a mulher e é inspirador saber que ela também usa sua posição, tanto política quanto social, para ajudar as mulheres de seu Estado. Por isso, desejo que seja uma relação de longo prazo”, afirmou Farida, que também promove projetos sociais e de empreendedorismo para mulheres árabes.

O contato entre Virginia e Farida, ocorreu por meio da embaixatriz da Síria, Cláudia Abbas, que nasceu em Mato Grosso. “Tinha convidado a primeira-dama para participar de um encontro de mulheres de negócios, em março, promovido por Farida, mas infelizmente, por questão de saúde da Virginia, esse encontro entre elas não foi possível. Agora, elas se conheceram e acredito que será bastante promissor para as mulheres do nosso Estado, pois Farida também é muito focada em ajudar as mulheres”. A presidente do conselho de mulheres árabes afirmou ter ficado ansiosa para conhecer Mato Grosso. Durante o encontro, ela teve contato com a comitiva de indígenas pareci, que acompanha a delegação mato-grossense na COP. “Estou ansiosa para conhecer Mato Grosso e muito feliz de poder conhecer os indígenas, que eu não conhecia e pude ver que são um povo com uma cultura muito rica e linda”, disse ela.

Virginia afirmou que ficou “muito feliz com o convite da presidente e de saber que ela também quer estreitar relações. Também é muito gratificante ter o reconhecimento de uma mulher do mundo árabe, que sabe o que estamos fazendo em nosso Estado, pois nos mostra que estamos no caminho certo de ajudar as mulheres que mais precisam”, comentou Virginia, única primeira-dama convidada a falar de programas sustentáveis de Mato Grosso em uma COP e é madrinha dos povos indígenas, que idealizou os programas, executados pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania.

Ela explicou que o programa SER Família atua com a transferência de renda para famílias vulneráveis, garantindo segurança alimentar. No caso do SER Família Mulher, as mulheres são incentivadas a buscar cursos de qualificação, por meio do SER Família Capacita, e também são atendidas de forma transversal em diversas outras áreas, como o empreendedorismo com abertura de linhas de crédito pela Desenvolve MT, auxílio moradia e atendimento psicológico e social.

Já o SER Família Indígena atende as comunidades com a transferência de renda e segurança alimentar, promovendo autonomia aos povos. Fazem parte da comitiva mato-grossense os indígenas Andriele Nezokenazokero, Alex Onaezokemae, Valdirene Zakenaezokero, Dejanira Quero, Pedro Paulo Onaezokemae e Ivo Zokenazokemae, informa a secretaria estadual de Comunicação.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias