A Administração já autorizou a aquisição e instalação de câmeras de vídeo em todas as salas de aula, instalação de câmeras de vídeo em todos os ônibus do transporte escolar e ampliação das equipes que integram os controles de acesso às unidades educacionais.
Representando a Administração Municipal, o Chefe de Gabinete Edinaldo Nogueira reafirmou, nesta segunda-feira, 10, durante reunião na Câmara de Vereadores que todos os esforços estão voltados a garantir a segurança das unidades escolares municipais.
Entre as medidas que serão adotadas está a intensificação do acompanhamento do horário de entrada e saída dos alunos, além de rondas da Polícia Militar. A Prefeitura também vai implantar detectores de metais nas portas das escolas e disponibilizar o botão do pânico para todas as unidades escolares municipais para ser acionado em casos de emergência.
A Secretaria de Educação estuda a implantação de identificação única para a saída das crianças. Os pais só poderão retirar o aluno de posse desse cartão, que será confecionado pela prefeitura. Os profissionais da educação municipal terão que passar por capacitação preventiva em segurança e evacuação em situações de emergência.
As autoridades de segurança pedem que a comunidade redobrem a atenção com os filhos e colaborem com a polícia, informando todo e qualquer ato suspeito nas imediações das escolas.
OPERAÇÃO ESCOLA SEGURA
Através do programa Jornada Voluntária, a Prefeitura já está custeando as horas extras de policias militares, policiais civis e bombeiros, visando o reforço da atividades de segurança pública em Nova Mutum. Na última quinta-feira, em coletiva na Prefeitura, o comando da PM regional informou que uma operação denominada Escola Segura já está sendo realizada, para intensificar a segurança nas unidades escolares.