Cresce número de auxílio-doença do INSS por vício em álcool e jogo

Desde a pandemia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem pagando cada vez mais benefícios a pessoas com doenças mentais por vício em álcool e em jogos. Em três anos, esses repasses aumentaram em 37% e em 350%, respectivamente.

No ano passado, o INSS pagou 4,3 mil benefícios por alcoolismo, ante 3,6 mil em 2022, uma alta de 19,5%. Antes disso, em 2021, foram 3,3 mil repasses, e 3,1 mil em 2020, primeiro ano da pandemia.

Dos 4,3 mil pagamentos em 2023, 3,4 mil, o equivalente a 78%, foram destinados ao auxílio-doença. A Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) que trata da doença é “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool”.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

Uma noite de celebração e reconhecimento marcou o encerramento das atividades da Secretaria de Educação do ano letivo de 2023, em Nova Mutum. O evento, realizado nesta terça-feira, teve a honrosa presença do presidente da Câmara dos Vereadores, José da Paixão, e da vereadora Beatriz Matos Kohler, que fizeram questão de prestigiar a ocasião especial. A cerimônia ocorreu no acolhedor CTG Porteira da Amazônia, e contou com a presença das autoridades do Poder Executivo, prefeito, Leandro Félix, chefe de Gabinete, Ednaldo Nogueira, secretária de Educação, Elena Maria Maas, secretária de Assistência Social, Aline Félix e os profissionais da educação, que se reuniram para celebrar mais um ano de conquistas e dedicação à educação no município. Durante seu discurso, o vereador José da Paixão, expressou sua gratidão à secretária de Educação, Elena Maria, bem como aos 1200 profissionais da educação que contribuíram para o sucesso do ano letivo. Com palavras emocionadas, o presidente da Câmara destacou o brilhantismo e a importância do trabalho desempenhados pelos professores e profissionais, ressaltando seu papel fundamental na formação dos estudantes e no desenvolvimento da comunidade. Ao agradecer a secretária de Educação, José da Paixão enalteceu seu compromisso e liderança, reconhecendo sua dedicação e empenho em proporcionar uma educação de qualidade aos 9.000 mil alunos, das 18 unidades escolares do município. Quero ressaltar que a Educação de Nova Mutum é referência para o nosso estado e para o nosso Brasil, e essa referência é graças a gestão municipal, e especialmente aos profissionais que compõe a quadro da educação. Eu me sinto honrado por estar ao lado do prefeito Leandro Félix, secretária Elena, e todos os profissionais, porque são eles que fazem a educação acontecer na nossa cidade afirmou o presidente. José da Paixão destacou a importância de parcerias entre a Câmara de Vereadores e o Poder Executivo para o avanço da educação local, se comprometendo a continuar apoiando iniciativas que fortaleçam o setor educacional da cidade. Com o sucesso do evento, conclui-se mais um ciclo de atividades educacionais, que reflete um sentimento de gratidão e motivação para os desafios que estão por vir.

Vereadora Beatriz Matos Kohler solicita ao prefeito Leandro Félix, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, a necessidade de aquisição de mais uma máquina