O batalhão da Polícia Militar Ambiental localizou, ontem, uma área de atividades de garimpagem irregular, na comunidade do Rolá, no município de Alto Paraguai (145 quilômetros de Nova Mutum). Foram apreendidas quatro peneiras, três motores estacionários, três bateia de alumínio, dois compressores de ar, roupas de mergulho, rede de pesca e bombas de água. Um suspeito foi preso.
Conforme o registro policial, a guarnição se deslocou até a comunidade e abordou um homem na residência. Em seguida o suspeito levou a equipe até as margens do rio Pari, onde foi localizado três motores estacionários acoplado com caixa separador de minério e compressor de ar, além dos outros materiais.
Os policiais identificaram próximo da “draga”, um desmate a corte raso com características de uso de motosserras para derrubada da vegetação nativa. Ele admitiu aos policiais que um “outro homem quem realizou, mas a seu mando”.
Os materiais apreendidos foram encaminhados a delegacia de Polícia Civil de Diamantino, bem como o suspeito que responderá, a princípio, pelo crime de extração de minério sem licença ou autorização do órgão competente.