Dengue: Brasil pode ter 5 milhões de casos em 2024, com alerta para o Centro-Oeste

Calor, chuvas e ressurgimento de sorotipos. Estes fatores embasam a tese de que o número de casos de dengue no Brasil pode chegar a 5 milhões, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

De acordo a Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta, a projeção do número de casos da doença este ano no país varia de 1,7 milhão até 5 milhões, com uma média de 3 milhões. As previsões foram feitas em uma parceria entre o Ministério e o InfoDengue, da Fiocruz.

A projeção do aumento de casos se deve a uma combinação de fatores, em especial calor e chuva intensos, e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil. Atualmente, os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) circulam no país, em uma situação considerada incomum.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Centro-Oeste deve encarar um cenário epidêmico. Entre 31 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024, foram registrados 2.152 casos prováveis de dengue no Brasil. Desses, 95,4% foram em pessoas residentes no Distrito Federal.

Em Mato Grosso, os casos de dengue em 2023 se resumiram a 1.497 notificações e dois óbitos, segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Em 2024, porém, já foram notificados 166 casos somente até o último dia 11, com nenhum óbito até o momento. O destaque negativo é a região de Sinop, onde foram notificados 55 casos. Os casos de Chikungunya somam três.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

Oficina mecânica pega fogo em Sorriso

Uma oficina mecânica localizada na rua Colorado, no bairro Jardim Tropical, pegou fogo no final da tarde. Quando a equipe do Corpo de Bombeiros chegou,

plugins premium WordPress