Dengue: Brasil pode ter 5 milhões de casos em 2024, com alerta para o Centro-Oeste

Calor, chuvas e ressurgimento de sorotipos. Estes fatores embasam a tese de que o número de casos de dengue no Brasil pode chegar a 5 milhões, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

De acordo a Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta, a projeção do número de casos da doença este ano no país varia de 1,7 milhão até 5 milhões, com uma média de 3 milhões. As previsões foram feitas em uma parceria entre o Ministério e o InfoDengue, da Fiocruz.

A projeção do aumento de casos se deve a uma combinação de fatores, em especial calor e chuva intensos, e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil. Atualmente, os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) circulam no país, em uma situação considerada incomum.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Centro-Oeste deve encarar um cenário epidêmico. Entre 31 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024, foram registrados 2.152 casos prováveis de dengue no Brasil. Desses, 95,4% foram em pessoas residentes no Distrito Federal.

Em Mato Grosso, os casos de dengue em 2023 se resumiram a 1.497 notificações e dois óbitos, segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Em 2024, porém, já foram notificados 166 casos somente até o último dia 11, com nenhum óbito até o momento. O destaque negativo é a região de Sinop, onde foram notificados 55 casos. Os casos de Chikungunya somam três.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias