No data was found

Cuiabá será sede de Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Mato Grosso recebe, em maio deste ano, um dos principais eventos da modalidade de atletismo, o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. No ano passado, Cuiabá foi sede do Troféu Brasil de Atletismo com apoio do governo do Estado. A escolha para a capital mato-grossense sediar a competição foi feita após articulação da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer junto à Confederação Brasileira de Atletismo.

“Mato Grosso já mostrou a competência que tem para realizar grandes eventos. Ao olhar para as competições de futebol e o Troféu Brasil de Atletismo no ano passado, nos colocamos definitivamente no cenário do esporte mundial. Este é um importante evento que dá para Mato Grosso a visibilidade da competência administrativa e esportiva que ele desenvolve”, destacou o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Tomires Lopes.

O Campeonato Ibero-Americano é uma competição de atletismo em nível de seleções nacionais, disputado a cada dois anos por países ibero-americanos, Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português.

Essa será a quinta vez que o Brasil recebe o evento. Outras quatro edições da competição realizadas no Brasil ocorreram em 1990, em Manaus, em 2000, no Rio de Janeiro, 2014, na cidade de São Paulo, e novamente no Rio em 2016, em uma edição pré-olímpica.

A exemplo do Rio de Janeiro, a edição na capital cuiabana também antecede os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“Trazer um evento desta envergadura, a última porta das Olimpíadas, para os atletas que querem alcançar índice, faz com que a região Centro-Oeste do país ganhe a importância necessária que almejamos, voltar os olhos do mundo para Mato Grosso e para Cuiabá”, disse o presidente da Federação.

Para o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, sediar a competição coroa o investimento dos últimos cinco anos do Governo de Mato Grosso. “Esse é o momento de mostrar nossa competência geral do esporte, é a possibilidade de termos atletas de alta performance não só do Brasil, mas de outros países competindo em solo cuiabano. Estamos confiantes com a desenvoltura dos nossos atletas e felizes com a oportunidade de ter pessoas conhecendo nossa gente, os costumes e culturas da nossa terra”, afirmou o secretário.

O campeonato será realizado de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A sede foi anunciada, por comunicado oficial, pela Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA) em setembro de 2023.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias