Brasileiros que deixaram Gaza devem chegar segunda à noite, diz FAB

O grupo de 32 brasileiros que estava na Faixa de Gaza e chegou ao Egito hoje tem previsão de desembarcar no Brasil na noite de amanhã.

O que aconteceu

Um avião cedido pela Presidência está no Egito para o resgate do grupo, informou a FAB. A aeronave modelo VC-2 (Embraer 190) tem previsão de decolagem do Cairo, às 11h50 (horário local) desta segunda-feira (13)

A previsão de chegada da aeronave na Base Aérea de Brasília está para as 23h30 (horário local) da segunda. Três paradas técnicas estão previstas antes: em Roma, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife.

Será o décimo voo de retorno ao Brasil. O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, disse que o grupo estava em deslocamento por terra para a capital do país, onde vai pernoitar antes da viagem para o Brasil.

Embaixador disse que não há critério claro para saída de pessoas ao ser questionado sobre demora. O grupo de brasileiros aguardava há mais de um mês para deixar Gaza. Em entrevista à CNN Brasil, Carvalho Neto citou que países como Noruega, Espanha e China ainda não conseguiram tirar seus cidadão

“Foi um tempo grande de espera, mas ninguém estava parado (…) O Brasil, evidentemente, não controlava muitas dessas variáveis, ou quase nenhuma delas, a intensidade do conflito, saber onde poderia ter um bombardeio, em que momento, a fronteira foi fechada mais de uma vez. Tudo isso ultrapassava nossa capacidade de decidir sem o apoio de terceiros países”

O governo brasileiro ainda não trabalha com uma segunda lista oficial. O embaixador falou hoje que outras pessoas manifestaram interesse em sair do território, mas não confirmaram

Encontro dos resgatados com presidente Lula. Questionado se o grupo havia sido consultado sobre encontro com o presidente, o embaixador disse que não saberia responder. “Naturalmente serão recebidos no Brasil por representantes do governo e também entendo que o presidente Lula poderá, mas só ele poderá responder ou seus assessores diretos.”

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias