HORMÔNIO DO PRAZER; Chocolate alívia TPM ou é mito? Nutricionista explica relação

Mudanças hormonais e o consumo de chocolate têm ligação direta, especialmente no período pré-menstrual. A serotonina liberada ao comer o doce gera alívio ao estresse e ansiedade, promovendo a sensação de bem-estar e  com a nutricionista, Brenda Monteiro Viana, que explicou melhor essa relação.

“Uma das queixas mais comuns durante a TPM é o aumento do desejo por doces, que é ocasionado devido às mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona que podem afetar neurotransmissores como a serotonina, que influencia o humor e apetite”, explicou.

Segundo a profissional, o chocolate 70% pode ser um excelente aliado nesses momentos, já que ele tem em sua composição o magnésio que ajuda no alívio desses sintomas.

“O chocolate 70% não é um vilão, pelo contrário é um excelente aliado. É rico em nutrientes e boas fontes que podem ajudar no sintoma de estresses e ansiedade, assim como nozes, sementes e folhas verdes, para minhas pacientes chocólatras indico até 25 gramas por dia”, pontuou.

A educadora física Linnda Emilly contou que sempre gostou de chocolate, mas que depois de alguns anos, decidiu fazer uma reeducação alimentar e diminuiu o consumo. Porém, ressaltou que não abre mão do doce durante o período pré-menstrual.

“Para ser bem sincera eu diminui muito a quantidade que eu como, evitamos comprar aqui em casa porque se não acaba muito rápido, porem uma semana antes da minha menstruação descer eu fico doida para comer um doce e não vejo problema em consumir, é bom é gostoso e sim, traz o bem-estar”, disse aos risos.

Dia do chocolate

No dia 7 de julho é celebrado o dia Mundial do Chocolate a data foi instituída no século XV quando o doce chegou na Europa, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América. Tomar chocolate quente, então, virou símbolo de status para a aristocracia europeia, e o chocolate ficou popular somente com a Revolução Industrial.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias