O governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite (PSDB), agradeceu ao “povo de Mato Grosso” pela doação de R$ 50 milhões, que serão aplicados no auxílio às famílias e em obras de infraestrutura no Estado gaúcho, que enfrenta uma das maiores catástrofes climáticas da história.Durante uma vídeo-chamada com Leite, o governador Mauro Mendes (União) comunicou que os recursos serão transferidos até sexta-feira (10).“Está sendo duro esse momento que a gente está vivendo. Mas ao mesmo tempo, ver essa solidariedade, um gesto assim, de uma generosidade do povo do Mato Grosso, isso nos estimula aqui. É um gesto de uma generosidade, de uma força, que, com certeza, nos anima a superar esse momento que estamos vivendo”, disse Eduardo Leite.
A doação foi aprovada de forma urgente pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta. O montante será extraído do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) por meio de um acordo firmado com entidades ligadas ao agronegócio e depositado diretamente na conta da Defesa Civil do RS.
Eduardo Leite afirmou que uma conta será aberta exclusivamente para o recebimento da doação e pontuou que irá prestar contas sobre como o valor será gasto. “Quero também que tu diga ao povo de Mato Grosso e todos que aprovaram, que vamos receber esse recurso na Defesa Civil do Estado, vai ser empregado também para colocar na infraestrutura, que foi muito danificada, e também ajudar na infraestrutura aqui, com muita transparência. Para poder mostrar depois com toda clareza, para onde foi o recurso e o que foi feito. É um gesto generoso, mas uma grande responsabilidade para vocês”, disse.