Vereadores solicitam atualização do Piso Salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias

O presidente da Câmara de Nova Mutum, vereador Altair Albuquerque e Osmar Isoton, com o apoio dos vereadores, Elenilson Tilit, Cristiano Bicô, José da Paixão e Lurdes Costa Marques, solicitaram ao prefeito, Leandro Félix, por meio da Indicação 124/2022, a atualização do piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de combate às endemias (ACE) atendendo a PEC 120/2022, promulgada pelo Congresso Nacional no último 5 de maio. Os parlamentares apresentaram a proposta defendendo a necessidade de valorizar estes profissionais.

 Solicitamos ao gestor municipal que realize os estudos, para que inicie o mais breve possível o trâmite legal de atualização do novo piso salarial. Os agentes por muito tempo aguardaram essa valorização profissional. Um reforço merecido na renda destes trabalhadores, que vai impactar, ainda mais, na renda daqueles de menores salários justificou um dos autores da proposta, Altair Albuquerque

O texto da PEC estabelece um piso salarial nacional de dois salários mínimos, equivalente hoje a R$ 2.424, para os profissionais que compõem estas categorias e atuam em todo o país.

Além de tratar da política remuneratória destes profissionais, o texto da PEC também prevê adicional de insalubridade e aposentadoria especial em virtude da natureza do trabalho que desenvolvem.

Ainda conforme o texto, os recursos a serem utilizados no pagamento dessas categorias serão repassados pelo Governo Federal com orçamento da União.

TEXTO: Poliana Chaves – Secom|CMNM
FOTOS: Maurício Alves – Secom|CMNM|Internet
 Whatsapp

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias