Vereadores se reúnem com prefeito de Lucas e conhecem estrutura da Guarda Civil que pode ser criada em Nova Mutum

O presidente da câmara de Mutum, José da Paixão, os vereadores Lurdes Costa Marques, Vera Grodzicki, Elenilson Tilit, Maciel Sousa e Beatriz Matos Kohler se reuniram, com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e o gestor de Segurança Pública, Edgar Savaris, e conheceram a estrutura da Guarda Civil Municipal que está atuando em Lucas com objetivo de implantá-la em Nova Mutum.

Inicialmente, a guarda atuava no trânsito e, posteriormente, sua abrangência foi ampliada. Recentemente, os guardas passaram por treinamento especializado em Cotia (SP), onde a unidade local é considerada modelo para demais municípios, para trabalharem armados, a partir da assinatura do acordo de cooperação técnica, com a Polícia Federal. Lucas criou lei complementar, ano passado, estabelecendo a reestruturação e criação da Guarda Civil Municipal armada, com organização, estatuto e plano de carreira, bem como, regulamentando a atuação e deve ser o primeiro no Estado, a implantar a Guarda Civil Municipal autorizada a fazer uso de armamento. A corporação tem cerca de 40 profissionais.

O prefeito Miguel Vaz explicou aos vereadores que foram “mais de dois anos no projeto de reestruturação da Guarda Civil Municipal e, quando foi aprovado o ACT (acordo cooperação) para assinatura, realmente só tínhamos que comemorar, pois a autorização foi um importante passo para a segurança no nosso município”.

O presidente da câmara avalia que a experiência em Lucas pode ser implantada em Nova Mutum. “Sabemos que um investimento como este significa avançar em medidas de segurança, cada vez mais necessárias nos dias de hoje. E conhecer os passos para a implantação deste modelo de Guarda Civil Municipal armada, torna-se imprescindível, principalmente se desejamos apoiar e ampliar as forças de segurança também do nosso município”, disse, através da assessoria.

Também participaram da audiência o secretário de Segurança de Lucas, coronel Marcos Cunha, e o comandante da PM, tenente coronel Paulo Sechi.

 

 

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias