Os vereadores Beatriz Correa de Matos Kohler (União Brasil), Lucas Badan Faria (União Brasil), Ricardo Schneider (PL), Rafael Brignoni (PL), Lurdes Costa Marques (Republicanos) e Altair Albuquerque (PP) apresentaram a Indicação nº 015/2025, sugerindo ao prefeito municipal a criação de políticas de incentivo para viabilizar a implantação de um centro de hemodiálise em Nova Mutum.

A proposta busca oferecer melhores condições de tratamento para pacientes com doenças renais crônicas, que atualmente precisam se deslocar para outros municípios em busca desse atendimento especializado. A hemodiálise é um procedimento vital para muitas pessoas, e a falta de uma unidade na cidade gera dificuldades logísticas e impacto financeiro para os pacientes e seus familiares.

Com a criação de políticas de incentivo, a administração municipal poderia viabilizar a instalação do centro de hemodiálise por meio de parcerias público-privadas ou investimentos diretos. A medida traria um avanço significativo para a saúde pública local, garantindo mais qualidade de vida para os cidadãos e desafogando o sistema de transporte de pacientes para outras cidades.

Caso seja atendida, a proposta beneficiará diretamente os pacientes renais crônicos, reduzindo deslocamentos longos e proporcionando atendimento mais ágil e humanizado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos mutuenses.


