Os vereadores Altair Albuquerque, Beatriz Correa, Elenilson Tilit, Osmar Isoton, Lurdes Costa Marques, Maciel Sousa e Dra Vera Grodzicki, prestigiaram no sábado, 08 de julho, a inauguração do 1º Centro de Equoterapia do Brasil totalmente voltado para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Mutum e o 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado da Polícia Militar (Cavalaria), no qual recebeu um investimento de R$ 1,2 milhão por parte do município. O projeto do centro se chama Elo, e vai utilizar cavalos como instrumento para promover benefícios físicos, emocionais e sociais a pessoas com deficiências ou necessidades especiais. O local tem uma estrutura adequada e profissionais capacitados para oferecer esse tratamento de forma gratuita pelo SUS.
O centro é mais que um espaço de tratamento, mas um ato de amor com as nossas crianças. Estive conversando com profissionais que irão trabalhar aqui e pude ver nos olhos delas esse cuidado. A Câmara mais uma vez presente neste momento importante para o nosso município, uma cidade que cresce pensando no bem-estar e na saúde do seu povo’’ finaliza Altair.
O espaço ficou muito agradável de se frequentar e com todas as condições para realizarmos um excelente trabalho para a nossa população. Equipe altamente preparada e uma estrutura completa. Mais um serviço público que vai transformar a vida de muitas pessoas. Só tenho a agradecer a parceria da Polícia Militar” ressaltou o prefeito de Nova Mutum.
Um importante espaço que tem como objetivo acolher, incluir e desenvolver pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista. O nome do centro, Projeto Elo, simboliza a união dos esforços dedicados ao serviço social em prol daqueles que mais precisam” afirmou Aline Félix, primeira-dama e secretária de Assistência Social de Nova Mutum.
O ato contou com a presenta do secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Coronel PM Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, um dos idealizadores do projeto, que na ocasião foi reconhecido com uma placa de agradecimento. Inicialmente, o centro irá atender 50 crianças e adolescentes, sendo 30% provenientes da unidade de cavalaria e 70% de famílias de baixa renda.
As aulas de equitação serão oferecidas pela manhã, das 7h às 11h, com uma duração de uma hora por semana para cada criança. O espaço idealizado pelas secretarias municipais de Saúde e de Cidadania e Assistência Social, juntamente com a Cavalaria da PM, visa garantir o desenvolvimento biopsicossocial e a reabilitação de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.