De autoria do parlamentar José Da Paixão Nonato, um pedido encaminhado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 176/2024, que dispõe sobre a necessidade de viabilizar estudo de redução da carga horária de trabalho dos psicólogos e fonoaudiólogos para 30h semanais, no município de Nova Mutum.
De acordo com o vereador, ambos os profissionais desempenham um papel vital na sociedade, sendo que o fonoaudiólogo proporciona melhoria da qualidade de vida de pessoas com distúrbios de comunicação, ajudando-as a alcançar seu potencial máximo de comunicação e interação social.
Por sua vez, o profissional de psicologia tende a promover a saúde mental, ajudando os pacientes a compreender e resolver problemas emocionais e comportamentais, a fim de melhorar sua qualidade de vida.
Os setores públicos não sofrerão prejuízo, ao contrário, terão o benefício destes profissionais, que ao estarem mais descansados, trabalharão ainda mais motivados para a oferta dos serviços de saúde com qualidade ao cidadão mutuense justificou o presidente José da Paixão.
O parlamentar defende ainda, que a redução da carga horária de trabalho dos profissionais poderá propiciar benefícios significativos para a saúde e bem-estar dos pacientes, além de potencialmente aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.
Como resultado da redução da jornada de trabalho, além da eficiência dos profissionais mencionados para com a população, a diminuição da carga horária também contribuirá para reduzir erros provenientes de um dia exaustivo de trabalho entre os profissionais da área.