Visando diminuir os custos para o consumidor, o presidente do Legislativo, José da Paixão, indicou ao prefeito Leandro Félix, por meio da Diretoria do SAAE Nova Mutum, a necessidade de instalar aparelho “bloqueador de ar”, sem gerar custo ao consumidor, nos hidrômetros do sistema de abastecimento de água, no município.
O pedido tem como objetivo primordial, estabelecer e assegurar o direito do consumidor, através de Lei, a instalação do aparelho eliminador de ar nos hidrômetros dos sistemas de abastecimento de água. Ademais, o bloqueador é um dispositivo que visa impedir a passagem de ar pelo hidrômetro, tendo em vista que o ar existente na tubulação está sendo contabilizado, elevando o custo da fatura do consumidor.
Na justificava, o presidente destaca ainda, que os aparelhos devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
A instalação e retirada, bem como a taxa do dispositivo, deverão ser solicitadas, sendo que esta última deverá ser amortizada pelo SAAE-Nova Mutum.