Furacão Milton: Tempestade deve atingir a Flórida com força de categoria 3 ou 4; autoridades emitem alerta
A chegada do furacão Milton à Flórida foi antecipada devido a uma mudança em sua rota, que agora se dirige mais ao sul. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade pode tocar a costa às 23h, no horário local, desta quarta-feira (9) — ou seja, à meia-noite de quinta-feira (10) no horário de Brasília — em uma área próxima ou ao sul de Sarasota.
Desde a manhã de quarta-feira, o ponto previsto de impacto do furacão se deslocou 16 km mais ao sul, e 25 km desde a manhã de terça-feira (8). Essa alteração indica que o Milton passará menos tempo sobre as águas do Golfo do México, contribuindo para a antecipação da previsão.
Com apenas 12 horas restantes antes de atingir a terra, é improvável que o furacão perca força significativa. Assim, espera-se que ele chegue como um grande furacão, possivelmente nas categorias 3 ou 4.
Intensificação rápida e sem precedentes
O furacão Milton se intensificou de maneira acelerada e quase sem paralelos, alcançando a categoria 5 devido às temperaturas recordes das águas do Golfo do México. A tempestade deve aumentar de tamanho, o que, apesar da possível redução em sua categoria, resultará em impactos perigosos em uma área muito mais ampla.
Com ventos sustentados de 281 km/h, o furacão Milton foi considerado a tempestade mais forte do planeta em 2024. Em comparação, o furacão Helene havia atingido a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e se transformou em um furacão de categoria 4 ao chegar à região pantanosa.
As autoridades estão alertando os moradores que ainda se recuperam dos danos causados pelo Helene para que se retirem ou se preparem para enfrentar outra tempestade que pode representar risco à vida.