Único hemocentro de Mato Grosso está com baixo estoque e precisa de doadores

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, pede à população para comparecer à sede da unidade, em Cuiabá, para doar sangue. O estoque de bolsas de sangue do tipo O- e A- está em estado de atenção, e O+, de alerta. “Todos os tipos sanguíneos são necessários para podermos atender aqueles que necessitam, mas estamos precisando, especialmente, dos tipos A-, O- e O+. Por isso, peço a todos os doadores a doarem sangue na sede, em Cuiabá. A unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e sem pausa no horário de almoço”, ressaltou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

A diretora reforça a importância da realização de doação regularmente. “Vale ressaltar que quem doa sangue doa vida, por isso é muito importante que as pessoas façam a doação regularmente, pois dessa forma conseguimos manter o estoque de bolsas de sangue estável para que possamos continuar a ajudar pessoas que necessitam de transfusões”, afirmou.

Conforme o Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações por ano, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem doar sangue três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre cada doação. As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos para serem realizadas. Não é recomendado doar sangue em jejum: realize alimentação leve e equilibrada antes de doar.

Para doar sangue, os interessados devem comparecer à unidade de coleta portando documento oficial com foto. É preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias. Menores com idade entre 16 e 17 anos devem levar documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. Além disso, todos os doadores precisam pesar 50 kg ou mais.

Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

Em Sinop, pode ser doado na Unidade de Coleta em anexo ao hospital regional.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

Morre a jornalista Glória Maria

Morreu hoje a jornalista Glória Maria, que foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2019. A informação foi anunciada na GloboNews na manhã de hoje.