TRAGÉDIA INTERNACIONAL ‘Fenômenos da natureza acontecem’, diz Pivetta sobre enchentes no RS

Vice-governador Otaviano Pivetta (Republicano) rebateu a acusação de “negacionista” ao ser questionado se situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul (RS) poderia ter relação com as mudanças climáticas. Em entrevista à imprensa na segunda-feira (6), o gestor, que também é produtor rural, afirmou que os “fenômenos da natureza” são incontroláveis. A declaração ocorreu minutos após emitir momento de agonia com familiares retidos em meio a enchentes no estado sulista.

“Eu não sou negacionista, sou favorável a cumprir nosso código florestal, cuidar dos nossos recursos naturais. Agora, arriscar palpite sobre a causa disso é muito fácil. Eu acho que fenômenos da natureza acontecem”, disse.A discussão ocorre ante as críticas de ambientalistas que acusam alguns governantes de negar que catástrofes ambientais como a ocorrida no RS tenha relação com a degradação da natureza, por exemplo.Ainda há uma ala do empresariado, que se recusa admitir que a situação esteja relacionada ao desmatamento, que muitas vezes são praticadas para abrir espaço a criação de gados e para o plantio. Apesar das enchentes terem se tornado cada vez mais frequentes em alguns Estados, Pivetta vê o excesso de chuvas como situação “atípica e isolada”.“A proporção desse fenômeno que é curioso, porque se deu no sul do Rio Grande do Sul. Aquele micro ambiente ficou em cima uma semana. É muito difícil acontecer isso, o que deu nesse volume de chuvas. Fica difícil a ter escoamento”, disse.

Ao final, ele ainda recordou que o Estado também já precisou ligar o “alerta vermelho” após registrar chuvas em escalas maiores do que esperado. “A gente viu o episódio aqui em Cuiabá, tendo chuva de 100 mm. Isso já causa um susto danada, como foi em Cáceres também. Arriscar palpite sobre a natureza disso é muito difícil”, disse.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

Morre pai do ministro Alexandre de Moraes

O pai do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Léon Lima de Moraes, morreu nesta terça-feira (28), em São Paulo. O velório