De autoria do parlamentar Elenilson Tavares de Lima, um pedido encaminhado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 127/2024, que dispõe sobre a necessidade de aquisição de drone pulverizador, para atender as demandas dos Agentes Comunitários de Endemias, no município de Nova Mutum.
De acordo com o vereador, o pedido tem como objetivo a utilização dos VANTS – Veículos Aéreos Não Tripulados, os chamados DRONE, que surgiram não apenas como mais uma alternativa, mas sim como uma das mais promissoras formas de solução, alto impacto e eficácia de baixo custo quando comparado a outras medidas aplicadas para reforçar as ações de prevenção e controle dos casos de dengue, recentemente confirmados no município.
Com o intuito de apresentar melhorias, o vereador esclarecesse que o modo de aplicação do produto também deverá facilitar a disseminação do mesmo, tendo em vista a forma que será utilizado.
É importante citar que os profissionais contam apenas com o equipamento “fumacê” e inseticida Malathion e Baygon, que são usados no combate ao mosquito na fase adulta, ficando assim, restrito o atendimento das demandas do município argumentou Tilit.
De acordo com o vereador, o drone pulverizador pode mapear a topografia do terreno, utilizando um sistema que mescla laser e ultrassom e, com isso, os agentes conseguem aplicar os defensivos químicos com maior precisão, economia e agilidade.