Pelo menos sete municípios de Mato Grosso publicaram decreto recomendando a utilização de máscaras em decorrência do avanço da covid-19 em todo o Estado nesse começo de ano entre janeiro de fevereiro de 2024.
As primeiras a tomar a medida foram Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina, ainda no mês de janeiro. Agora, são seguidas pelas Prefeituras de Várzea Grande, São José do Povo, São José dos Quatro Marcos e Tangará da Serra. Todas elas passaram a recomendar a utilização de máscaras nas unidades da rede municipal de saúde.
A orientação está em consonância com a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que também orientou a adoção do equipamento de proteção individual em unidades de saúde da rede estadual.
Mato Grosso entrou em alerta após a identificação, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), de uma subvariante da Ômicron nas cidades do estado. Foi a primeira vez que a cepa JN 2.5 foi verificada no Brasil.
Ao todo, são sete cidades com risco muito alto de contaminação. Outros 39 municípios têm classificação de alto risco.
Até esta segunda-feira (5), foram registrados 7.608 casos da doença no estado segundo as informações do Painel Covid, atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Atualmente, 71 pessoas estão internadas em decorrência da doença. Dezenove pacientes evoluíram para um estado mais grave e morreram de covid.