A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum participou nesta semana (07 e 08 de novembro), em Cuiabá, da Oficina Mato-Grossense da Rede Materno Infantil. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas, com o apoio da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso. A oficina busca apresentar ações voltadas à organização da Rede Materna e Infantil em Mato Grosso, trabalhando os critérios para a estratificação de risco e suporte para as gestantes durante o pré-natal.
Durante a oficina foram apresentados os resultados da Rede Materno Infantil da SES-MT e os detalhes da experiência exitosa de municípios com relação ao tema. Na programação, os participantes acompanharam sete palestras com temas da atualidade. O encontro oportunizou discuções pertinentes à vigilância do óbito materno, sífilis congênita, gravidez na adolescência, planejamento familiar, risco gestacional e vinculação de gestantes.
“Participamos desta oficina para receber informações que irão impactar positivamente na atenção à saúde materno infantil no município. Ouvimos sobre a importância de se estratificar a gestante desde o início da gestação”, destaca a Dra. Andressa Fabrizzio, médica do Programa de Saúde da Família de Nova Mutum.
Todos os temas foram discutidos por profissionais médicos, enfermeiros e administradores da rede pública de saúde. Participaram da oficina servidores do nível Central da SES, coordenadores e técnicos da Atenção Primária dos municípios, profissionais da Saúde e técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde.