De autoria da parlamentar Lurdes Costa Marques, e apresentado em coautoria com os vereadores José da Paixão, Elenilson Tavares de Lima, Altair Albuquerque e Beatriz Matos Kohler, um pedido encaminhado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 152/2024, que dispõe sobre a necessidade de disponibilizar atendimento psicológico em domicílio para idosos e cuidadores de idosos, no município de Nova Mutum.
De acordo com os vereadores, o Atendimento Médico Domiciliar visa atender basicamente pacientes com doenças crônicas que podem ser acompanhados no domicílio, convalescentes que não necessitam de cuidados diários de médicos e enfermeiros e portadores de enfermidades que exijam repousos.
A presente indicação, busca atender as pessoas com predomínio de patologias como neoplasias, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica.
Através desse tipo de atendimento médico, há uma maior humanização no tratamento, bem como a diminuição de internações e tempo de permanência em hospitais afirmou a vereadora Lurdes.
Diante dos inúmeros benefícios, a solicitação esclarece que é muito importante a satisfação de pacientes e de seus familiares ao ter seu tratamento realizado em seu lar.
A solicitação também justifica, que a assistência domiciliar se tornará sem dúvida, uma realidade de trabalho que busca melhorar a integração entre as estruturas pública e privada para a sociedade.