De autoria da parlamentar Lurdes Costa Marques, e apresentado em coautoria com os vereadores Altair Marcos de Albuquerque, Beatriz Correa de Matos Kohler e o presidente José da Paixão Nonato, um pedido encaminhado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 104/2024, que dispõe sobre a necessidade de projetar e construir um Centro de Especialidades para “autistas” no município de Nova Mutum.
De acordo com os vereadores, o pedido tem como objetivo minimizar os desafios enfrentados pelos autistas e seus familiares, em que se destaque a falta de espaços inclusivos, tendo em vista que estes dependem também de profissionais capacitados para ter os cuidados adequados e voltados às crianças com TEA.
Por meio da indicação os parlamentares esclarecem ainda, os benefícios caso haja um diagnóstico precoce, assim como, terapias comportamentais, familiares, educacionais.
O centro projetado deverá oferecer atendimento adequado, permitindo ainda o diagnóstico, acompanhamento no tratamento e desenvolvimento, além de oportunizar uma estrutura pública de lazer e aprendizagem justificou a vereadora Lurdes.
A indicação é justificada pelos parlamentares, em especial porque é uma forma de conscientizar a comunidade, a fim de que todos compreendam a importância desta demanda.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento que afeta diversas áreas neurológicas, sendo classificado em três graus: leve, moderado e severo.