Referência na culinária de MT, Edna Lara ensina a preparar uma deliciosa mojica de pintado

O prato do “Receita de Família” desta sexta-feira (13) é uma deliciosa mojica de pintado da telespectadora do MT1 e referência na culinária mato-grossense, Edna Lara, moradora do Bairro Goiabeiras, em Cuiabá.

Edna faz questão de destacar que nasceu na Rua dos Bandeirantes, bem pertinho da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na capital. Filha de bordadeira e de um fiscal do trabalho, tem três faculdades no currículo: direito, administração e gastronomia.

Mojica de pintado é um prato típico de Mato Grosso.  — Foto: TV Centro América

A paixão pela comida falou mais alto e, durante a faculdade de gastronomia no Rio de Janeiro, descobriu que a culinária de Mato Grosso era pouco registrada nos livros. A partir disso, surgiu a ideia de escrever livros sobre as delícias do nosso estado.

Atualmente, está organizando o quarto livro.

Ingredientes:

  • 1kg de pintado
  • 500g de mandioca
  • 5 tomates
  • Vinho branco, alho, cebola, salsa, cebolinha, coentro, sal e pimenta-do reino a gosto

Modo de preparo:

Corte o pintado em pedaços grandes. Depois, deixe descansar em um pouco de leite para tirar o cheiro forte do peixe. Na sequência, tempere com o vinho branco, sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Enquanto isso, descasque a mandioca e corte também em pedaços e leve para cozinhar até ficar al dente.

Em outra panela grande, onde será colocado o pintado, comece colocando o óleo e acrescente a cebola, o alho e os tomates. Acrescente o peixe e deixe ele “suar” por alguns minutos.

Feito isso, coloque a mandioca e a água utilizada no cozimento na panela do peixe. Deixe o caldo engrossar e finalize com cebolinha, coentro e salsinha a gosto.

Sirva com arroz e farofa. Bom apetite!

Mojica de pintado pode ser acompanhada por arroz e farofa.  — Foto: TV Centro América

Mojica de pintado pode ser acompanhada por arroz e farofa.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

SAÚDE DAS EMOÇÕES

Janeiro é um mês em que muitas promessas são feitas: voltar a praticar exercício físico, fazer dieta, passar mais tempo com a família, economizar dinheiro