No data was found

‘Quinta-feira Santa’ é feriado em MT? E como fica a ‘Sexta-feira da Paixão’? Entenda

O período da Semana Santa, que celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo, é o mais importante do ano para a Igreja Católica. A dúvida de sempre é se o feriado é somente na Sexta-feira da Paixão e como fica a Quinta-feira Santa.

Quinta-feira Santa é feriado?

Nesta quinta-feira (28), será ponto facultativo em Cuiabá, conforme um novo decreto publicado pela prefeitura na quinta-feira (21). Já no estado não há decreto e deve ser considerado um dia comum, com expediente normal, segundo o governo. Para o comércio, também é apenas mais um dia de trabalho.

No caso da capital mato-grossense, apenas os serviços considerados essenciais irão funcionar. Esse é o caso da saúde, nas Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação do trânsito e segurança também irão funcionar normalmente.

E Sexta-feira Santa, é feriado?

Sim, a Sexta-Feira Santa (Paixão de Cristo) é considerada um feriado oficial em todo o país e, neste ano, será celebrada em 29 de março, garantindo um fim de semana estendido para muitos trabalhadores. Já a Páscoa neste ano será celebrada no domingo, dia 31 de março.

Durante a Sexta-feira Santa, muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa, e incluem peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos.

Segundo o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Fábio Granja, quinta-feira (28) é dia normal de trabalho no comércio da capital, porém o comércio não funcionará na sexta-feira (29).

“O comércio não poderá convocar seus colaboradores para trabalharem neste dia. As exceções ficam para postos de combustíveis, ramos transporte, de alimentação, saúde, que são considerados como essenciais e possuem convenções coletivas específicas”, diz.

 

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias