O incêndio florestal de grandes proporções consumiu tanto a áreas de vegetação densa quanto rasteira, ontem à tarde, em trecho compreendido às margens da BR-163, em Lucas do Rio Verde. Conforme o Corpo de Bombeiros, não houve registro de moradores ou animais silvestres feridos na localidade.
As causas ainda não foram identificadas e a competência investigativa está sob responsabilidade da sala de geoprocessamento da corporação, localizada em Sinop. A queimada foi comunicada por terceiros, que trafegavam pela localidade e avistaram as nuvens de fumaça se formando em meio à mata.
Os militares relataram que, além do combate direto juntamente com brigadistas, foi organizada força tarefa visando a confecção de 2 km de aceiros mecânicos no interior do bioma, por meio de maquinários (retroescavadeira e pá carregadeira) disponibilizados pela prefeitura. Os trabalhos duraram 8h.
Foi constatado que 20 hectares foram atingidos pelo fogo, somando as áreas de mata ciliar. Os bombeiros devem seguir monitorando o terreno pelos próximos dias, com foco preventivo.