Primeira-dama se torna bombeira militar em alusão à campanha Outubro Rosa

A convite do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), a Primeira-Dama do Estado, Virgínia Mendes, se tornou bombeira militar por um dia e participou de uma vivência prática das atividades operacionais da corporação. A imersão no cotidiano dos militares aconteceu nesta segunda-feira (30.09) e marcou o início das ações da campanha Outubro Rosa, que enfatiza a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Como madrinha da campanha na corporação, a Primeira-Dama se reuniu com parte do efetivo na 3ª Companhia de Bombeiro Militar, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá. Durante essa experiência, ela teve a oportunidade de conhecer de perto as principais áreas de atuação do CBMMT, que abrangem desde projetos sociais como o Karabom e Musicalizar, até operações de salvamento em altura, combate a incêndios e busca, resgate e salvamento com cães.

Além do emblemático laço e das camisetas rosas, ações simbólicas de apoio à causa, o CBMMT buscou inovar ao demonstrar à Primeira-Dama que a campanha Outubro Rosa vai além da saúde física das mulheres. O objetivo foi de reconhecer e valorizar a contribuição feminina em todas as esferas, especialmente nas atividades operacionais da corporação.

Por isso, foram as mulheres que conduziram a Primeira-Dama em todas as atividades que ela teve a oportunidade de vivenciar, com destaque para o salvamento em altura e combate a incêndios. Além disso, a Primeira-Dama pode conhecer e operar alguns dos equipamentos usados diariamente no serviço operacional.

“Senti várias emoções aqui. Acho que, se as pessoas pudessem entender o que é o trabalho de vocês, teriam uma visão melhor e poderiam ajudar mais também. Acredito que temos muito a fazer para apoiar vocês, porque vocês fazem muito pela vida de toda a população mato-grossense. Portanto, só posso expressar gratidão a todos vocês. Que Deus abençoe a cada um e as suas famílias também”, afirmou a primeira-dama Virginia Mendes.

Salvamento em Altura – Virgínia Mendes teve a oportunidade de descer de rapel como parte das atividades de salvamento em altura. Equipada com cinto paraquedista, capacete, luvas e todos os itens de segurança necessários, a Primeira-Dama foi acompanhada pela major BM Tamara Karoline Lopes Secotti e pela 2º sargento BM Lauren Hayane da Silva Yokomizo durante a descida.

O que, a princípio, parecia um desafio intimidador, logo se transformou em uma atividade enriquecedora. A Primeira-Dama até se atreveu a ficar de cabeça para baixo, empunhando a bandeira da campanha. Além disso, durante as atividades, ela subiu a aproximadamente 50 metros de altura durante o uso do elevador de resgate da auto escada Magirus, conhecendo de perto o funcionamento dessa viatura.

Combate a Incêndio – Além disso, a Primeira-Dama conheceu um pouco da atuação dos bombeiros militares em uma ocorrência de incêndio. Ela recebeu um conjunto de combate a incêndio, composto por uma capa de aproximação, calça, capacete e luvas. Tudo na cor rosa, especialmente pensado para a campanha.

Como chefe da equipe formada somente por militares do sexo feminino, Virgínia Mendes participou da simulação de uma ocorrência, desde o acionamento da viatura via rádio até o deslocamento e o combate às chamas. Utilizando uma mangueira, ela fez a extinção do fogo que havia sido colocado no simulador, acompanhada da capitã BM Lovatto.

Busca e resgate com cães – Virginia Mendes também pôde conhecer o trabalho que é realizado com os cães farejadores e que é referência nacional na atuação em busca de desaparecidos, especialmente em situação de desastres. Os binômios (militar e cão) do CBMMT já foram empenhados em diversas ocorridas pelos estados brasileiros. 

Eles são muito utilizados para realizar a varredura de área, através da mudança de comportamento e do latido, para auxiliar na localização de possíveis vítimas. Uma simulação foi realizada com cães para que a primeira-dama pudesse ver como é notável o trabalho com os animais.

Ao final das atividades, a Primeira-Dama expressou sua gratidão pela oportunidade, reforçou a força das mulheres que realizam essas atividades e destacou a importância de todos os bombeiros militares para a sociedade e para o Estado. “Adorei estar aqui com vocês. Como sempre digo, vocês são nossos anjos da guarda; vocês salvam vidas. É uma honra presenciar o dia a dia de vocês. Estou muito feliz, e a gratidão existe em meu coração”, concluiu.

O comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, também agradeceu à Primeira-Dama pela disposição em conhecer as atividades finalísticas do CBMMT e reforçou que essas ações visam não apenas a conscientizar, mas também unir a comunidade em torno de uma causa tão importante, como o Outubro Rosa. Além disso, ele colocou a corporação à disposição para se tornar parceiros nos projetos realizados pela primeira-dama e pelo Governo do Estado.

“O Corpo de Bombeiros pode ser um grande parceiro em diversas iniciativas, como será nesta campanha de Outubro Rosa. Costumo dizer que existem muitas formas de salvar vidas, e as ações sociais são uma delas. Nós também queremos participar salvando vidas nessa campanha, junto com a senhora. A senhora pode contar com o Corpo de Bombeiros nessa importante missão de salvar vidas por meio da prevenção ao câncer de mama”, finalizou o comandante-geral.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

Corpo de jovem é encontrado em Rio Verde

O trágico incidente ocorreu quando o rapaz, supostamente venezuelano, estava desfrutando de um momento de lazer no rio e acabou se afogando por não saber