Em comemoração aos 59 anos da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer/MT), completados nesta sexta-feira (15), o presidente José da Paixão, acompanhado do prefeito Leandro Félix e demais autoridades, participaram da celebração desta importante data, na sede da instituição no município de Nova Mutum.
Comemorando os feitos da empresa, que tem por principal característica andar de mãos dadas com a agricultura familiar, gerando conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural como um todo, o presidente José da Paixão enalteceu o importante papel desempenhado pela Empaer, na execução de políticas públicas que favorece este importante segmento.
É extraordinária a contribuição da Empaer para com o homem do campo e para com a qualidade do que é produzido. Esta presença constante da equipe de técnicos tem um significado ainda maior quando pensamos no desenvolvimento da atividade na nossa região” destacou o presidente.
Em Nova Mutum a Empaer existe desde 1982 e a parceria foi destacada pelo prefeito Leandro Félix.
Ao longo dos anos, esta parceria entre a prefeitura e a Empaer tem sido decisiva para o meio rural e para o fortalecimento da agricultura familiar no nosso município, agregando conhecimento e possibilitando novos caminhos, inclusive tecnológicos, para o desenvolvimento da agricultura do nosso município e do nosso estado” destacou o prefeito.
Presente no evento o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, acompanhado do superintendente da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Sr. Luciano Gomes Ferreira, destacou os projetos desenvolvidos para atendimento do segmento, bem como os investimentos consideráveis que vem sendo realizados pelo Governo do Estado, permitindo o avanço do trabalho da instituição, dentre eles os avanços realizados pelo Estado no uso da tecnologia.
Temos avançado com os instrumentos de trabalho, oferecendo ações efetivas para os agricultores, bem como agilizando o atendimento em plataformas digitais. Exemplo disso, é a implantação do Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento das Atividades da Empaer (Sagae), que possibilita armazenar dados dos produtores atendidos e a análise dos resultados da assistência técnica quanto à melhoria produtiva e rentabilidade. Além disso o sistema permite ainda, o registro de informações de eventos promovidos para capacitação e fomento” pontuou o presidente do órgão.
Segundo dados da própria Empaer, em 2022 Foram realizados atendimentos a mais de 30 mil agricultores familiares tradicionais, assentados entre mulheres rurais, indígenas, pescadores, jovens e outros. Além disso, foram elaborados 1.353 projetos e financiados recursos na ordem de R$ 134,8 milhões para investimento e custeio de projetos elaborados pelos técnicos da Empaer e executados nos municípios.
Presente em 132 municípios, por meio de 129 escritórios municipais, três escritórios distritais, nove escritórios regionais, seis campos experimentais, quatro viveiros de produção, três centros regionais de pesquisa e um escritório central, a Empaer conta com uma força de trabalho de 408 funcionários – (Empaer/2023).
Participaram do evento comemorativo gestores de cidades vizinhas, agricultores, autoridades, representantes de instituições financeiras, secretários administrativos, gestores, representantes das indústrias locais, gestores de cooperativas, coordenadores e representantes de conselho da própria Empaer.