Visando impulsionar a pecuária familiar em Cáceres, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, recebeu kits do programa Mais Pecuária Brasil, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer).
A prefeita Eliene Liberato Dias expressou otimismo destacando a oportunidade de avançar no Programa de Melhoramento Genético proposto pelo município. “Essa parceria é muito importante para impulsionar a produção local de gado, tanto de corte quanto de leite, e para melhorar as condições econômicas das famílias envolvidas”, ressaltou a prefeita.
O Mais Pecuária Brasil, considerado o maior programa de melhoramento genético da bovinocultura brasileira, é uma conquista significativa para os pequenos produtores.
O secretário de Agricultura, Jeremias Pereira Leite, enfatizou que esse programa representa não apenas uma evolução na produção pecuária, mas também uma oportunidade para valorizar a cadeia produtiva em pequenas propriedades, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
“O Mais Pecuária traz a oportunidade de ampliar a eficiência da produção agropecuária ao pequeno produtor, ” destacou Jeremias.
A Secretaria de Agricultura de Cáceres, com o suporte do programa, recebeu os insumos necessários para a inseminação bovina.
O médico veterinário da secretaria, Alessandro Oliveira Soares, enfatizou a importância desses recursos, que incluem hormônios, sêmens, protocolos, luvas, bainhas, seringas e agulhas. “Cáceres já detentor do maior rebanho bovino de Mato Grosso, e agora vislumbra um crescimento ainda maior ao assistir os pecuaristas agrofamiliares”, concluiu o veterinário.