Preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso vai 1,8% após sete altas seguidas

Após sete altas consecutivas, o preço do leite pago ao produtor, em setembro, – referente à captação de agosto registrou queda de 1,87% ante o mês anterior e fechou a média Mato Grosso em R$ 3/litro. A inversão de tendência no mercado lácteo esteve atrelada ao enfraquecimento da demanda consumidora devido aos altos patamares de preços dos derivados lácteos, o que pressionou a cotação da matéria-prima.

Desse modo, a relação de troca do leite com seus principais insumos voltou a subir em Mato Grosso, sendo um sinal de atenção aos pecuaristas diante dos elevados custos da atividade. A relação de troca leite/milho e leite/ureia subiram 3,44% e 8,53% ante a agosto respectivamente, sendo necessários 20,15 litros de leite para comprar um saca de milho (60 kg) e 1,75 litro de leite para adquirir um quilo de ureia. Assim, o cenário é de cautela, visto que os preços no campo tendem a recuar com o início da safra no Estado.

A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) no boletim mensal do leite, divulgado esta semana.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

agronomia

Custo da produção de soja em Mato Grosso sobe

O mais recente lavatório de acompanhamento dos custos das produções agropecuárias menciona que a estimativa do custeio da soja para a safra 2024/25 em Mato