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Preço da cesta básica volta a cair; tomate é o item que mais contribui para a redução

Fruto apresentou recuo de 11,79% no seu preço.

Agência Brasil

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Cuiabá iniciou o mês com o preço da cesta básica em queda. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), o produto iniciou o mês custando R$ 729,03, contra os R$ 736,62 apurados na última semana de outubro. O principal item que contribuiu para o resultado foi o tomate, que apresentou recuo de 11,79% no seu preço.

A queda de 1,03% do indicador, que apresenta o segundo recuo semanal, também foi puxada pelo café e a batata, que registraram variações negativas em seus preços, de -6,88% e -6,71%, respectivamente.

“Depois de algumas semanas em alta no mês anterior, a cesta básica, que chegou a custar R$ 738,41, mostra tendência de queda, com diminuição de R$ 9,38 em duas semanas, o que é promissor para a economia da região”, explicou o diretor de Pesquisa do IPF-MT e superintendente da Federação, Igor Cunha.

A redução no valor de 53% dos itens que compõem a cesta básica nesta semana demostra tendência de queda, que segue desde a terceira semana de setembro, é importante para o consumo, já que favorece o manejo dos gastos das famílias.

Igor Cunha destaca, ainda, que a mudança climática tem sido fator crucial para a volatilidade da cesta. “Itens que sofrem grande influência do clima e que, por consequência, alteram de forma significativa o preço médio da cesta básica, como o tomate e a batata, tem contribuído na tendência de baixa nos preços da cesta básica, o que pode ser positivo para o consumidor, considerando a proximidade das festividades de fim de ano”.

O tomate registra a segunda queda consecutiva em seu valor, acumulando queda de 14,22% no período. O recuo em seu valor pode estar relacionado à grande oferta do produto nos atacados, com a segunda parte da safra de inverno.

A batata também apresenta sua segunda diminuição seguida, com acumulado de -10,25%. A queda pode estar relacionada ao maior volume da colheita, que aumenta a disponibilidade do item nos supermercados.

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