Praças de pedágio passam a aceitar pagamento no cartão de débito

RODOVIAS DE MT

Mudança ocorreu a partir da sanção da lei 11.491/2021, do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que inclui a modalidade de cobrança

Quem passa pelas praças de pedágio instaladas nas rodovias de Mato Grosso conta com uma novidade: a possibilidade de pagar a tarifa no cartão de débito. A modalidade traz praticidade e rapidez aos usuários que trafegam por essas estradas.

O militar aposentado Arnaldo Lima, por exemplo, já utilizou desta ferramenta. Recentemente, em viagem de Cuiabá a Rondonópolis, ele pagou a tarifa com cartão nas praças de pedágio da BR-163 administradas pela concessionária Rota do Oeste.

“Achei uma beleza. É muito mais rápido, sem contar que nem sempre temos moedinhas para completar o valor de R$ 4,10. Aliás, falta moeda pro consumidor e também para a empresa que administra o pedágio”, disse.

A mesma experiência foi sentida pelo design Edilson Proença, nesta quarta-feira (9). “O pagamento é muito mais rápido e seguro, não levei nem dois minutos para pagar e sair da praça de pedágio. Hoje, poucas vezes andamos com dinheiro no bolso, mas o cartão está sempre com a gente, né?”, comentou.

A mudança ocorreu a partir da sanção da lei 11.491/2021, do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que inclui a modalidade de cobrança. Está implantada há cerca de 60 dias em todas as praças de pedágio.

O dispositivo foi acrescentado à Lei nº 8.620, de 28 de dezembro de 2006, que instituiu a cobrança de pedágios nas rodovias estaduais de Mato Grosso. Agora, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou débito. A lei prevê “pagamentos instantâneos autorizados pelo Banco Central do Brasil”, o que significa que a concessionária logo pode passar a aceitar também PIX e cartão de crédito no pagamento das tarifas.

“Criar leis e dispositivos legais que melhorem a vida dos cidadãos é uma das obrigações dos parlamentares. Esta lei cumpre este objetivo, uma vez que grande parte da população opta, hoje em dia, por meios eletrônicos de pagamento que são mais rápidos e seguros”, disse o deputado.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

Uma noite de celebração e reconhecimento marcou o encerramento das atividades da Secretaria de Educação do ano letivo de 2023, em Nova Mutum. O evento, realizado nesta terça-feira, teve a honrosa presença do presidente da Câmara dos Vereadores, José da Paixão, e da vereadora Beatriz Matos Kohler, que fizeram questão de prestigiar a ocasião especial. A cerimônia ocorreu no acolhedor CTG Porteira da Amazônia, e contou com a presença das autoridades do Poder Executivo, prefeito, Leandro Félix, chefe de Gabinete, Ednaldo Nogueira, secretária de Educação, Elena Maria Maas, secretária de Assistência Social, Aline Félix e os profissionais da educação, que se reuniram para celebrar mais um ano de conquistas e dedicação à educação no município. Durante seu discurso, o vereador José da Paixão, expressou sua gratidão à secretária de Educação, Elena Maria, bem como aos 1200 profissionais da educação que contribuíram para o sucesso do ano letivo. Com palavras emocionadas, o presidente da Câmara destacou o brilhantismo e a importância do trabalho desempenhados pelos professores e profissionais, ressaltando seu papel fundamental na formação dos estudantes e no desenvolvimento da comunidade. Ao agradecer a secretária de Educação, José da Paixão enalteceu seu compromisso e liderança, reconhecendo sua dedicação e empenho em proporcionar uma educação de qualidade aos 9.000 mil alunos, das 18 unidades escolares do município. Quero ressaltar que a Educação de Nova Mutum é referência para o nosso estado e para o nosso Brasil, e essa referência é graças a gestão municipal, e especialmente aos profissionais que compõe a quadro da educação. Eu me sinto honrado por estar ao lado do prefeito Leandro Félix, secretária Elena, e todos os profissionais, porque são eles que fazem a educação acontecer na nossa cidade afirmou o presidente. José da Paixão destacou a importância de parcerias entre a Câmara de Vereadores e o Poder Executivo para o avanço da educação local, se comprometendo a continuar apoiando iniciativas que fortaleçam o setor educacional da cidade. Com o sucesso do evento, conclui-se mais um ciclo de atividades educacionais, que reflete um sentimento de gratidão e motivação para os desafios que estão por vir.

Vereadora Beatriz Matos Kohler solicita ao prefeito Leandro Félix, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, a necessidade de aquisição de mais uma máquina