No data was found

Polícia faz operação para prender quadrilha que planejou fuga em massa de penitenciária no Mato Grosso

A Polícia Civil deflagrou, hoje, a operação Armadillo, para cumprimento de 21 ordens judiciais contra integrantes de uma organização criminosa envolvidos na construção de um túnel para fuga em massa de presos da Penitenciária Central do Estado. A descoberta do túnel foi em setembro do ano passado, que estava sendo escavado de dentro de uma residência, no bairro Jardim Industriário, em direção à PCE. 

A investigação identificou outras oito pessoas envolvidas no planejamento e execução do plano de fuga frustrado. Além das prisões, foram decretadas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso 12 mandados de busca e apreensão domiciliares e uma ordem de sequestro de imóvel. Os mandados foram cumpridos em Cuiabá, Rondonópolis, Salvador e Oeiras no Piauí. 

De acordo com o delegado Frederico Murta, responsável pelo inquérito, nesta segunda fase foram presos integrantes da organização responsáveis por toda a logística do plano de escavação do túnel, desde o recrutamento dos trabalhadores (presos anteriormente) à execução da obra. Dentre os alvos está um engenheiro do município de Rondonópolis, informou a Polícia Civil. 

Durante as investigações, a polícia apurou que foi realizada a simulação de venda do imóvel utilizado para dar início ao túnel, bem como a participação efetiva de um engenheiro. A casa usada como base para escavação do túnel, foi sequestrada judicialmente. 

Na ocasião da descoberta do túnel, as equipes flagraram 12 pessoas, entre elas três menores de idade, trabalhando na escavação. Todos os envolvidos, oriundos do estado do Piauí, foram autuados em flagrante, sendo os adultos mantidos presos preventivamente. Alguns já tinham experiência em atividades garimpeira, com trabalho em escavações. 

Na residência foram localizados maquinários para bombeamento de água e retirada de terra. Entre os equipamentos, foi apreendido um aparelho de GPS que tinha como coordenada geográfica um dos pavilhões da PCE. 

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias