Foram presos pela Polícia Militar na tarde deste sábado (21) em Carlinda (762 km ao Norte) dois suspeitos de integrar a facção criminosa Comando Vermelho, que estavam aplicando um corretivo, um “salve”, em 4 pessoas, obrigando-as a carpir um terreno. Uma adolescente de 15 anos e um jovem de 17, que estavam com o trio, foram apreendidos.
De acordo com informações da PM, por volta das 14h50 de ontem (21) uma equipe foi informada que membros do Comando Vermelho estavam dando um “salve” em algumas pessoas em Carlinda, obrigando-as a carpir um terreno nos fundos da feira municipal, sob ameaça.
A polícia foi ao local e observou as 4 vítimas, duas mulheres de 18 e 22 anos, e dois homens de 22 e 23, sendo obrigadas a carpir e os suspeitos acompanhando a situação, se divertindo com o fato.
Foi solicitado apoio e então foram abordados os suspeitos, dois deles de 18 e 21 anos de idade, e os adolescentes de 17 e 15. Um dos menores, ao perceber a aproximação da polícia, tentou fugir por um matagal, mas acabou sendo detido.
Duas das vítimas afirmaram que os suspeitos haviam dado duas opções, carpir o terreno ou raspar a cabeça. Porém, no sábado (21) apenas lhes informaram o local e a hora para comparecer e cumprir as ordens, ou sofrer as consequências.
A polícia verificou que uma das enxadas era parte de um material que a Prefeitura de Carlina entregou para agricultores do município, mas estava desaparecida. Também foi constatado que alguns dos suspeitos detidos tinham fotos em rede social exibindo a enxada.
A PM ainda apreendeu um notebook da marca Acer e um aparelho de celular da marca Samsung. Dois dos suspeitos tiveram que ser algemados por resistir à abordagem. Foi apontado que a adolescente de 15 anos tem participação direta na organização do fato, pois foi ela quem convocou vários dos suspeitos. Além dos dois presos e dois adolescentes apreendidos, outros 3 suspeitos teriam participado da ação, mas conseguiram fugir.