A Gerência Regional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), já é uma realidade em Nova Mutum, a sede temporária, localizada na Avenida dos Uirapurus, na área central da cidade, está em pleno funcionamento, dispondo de peritos oficiais criminais, peritos oficiais médico legistas, papiloscopistas e técnicos em necrópsia.
A instalação da unidade no município, foi possibilitada por meio da assinatura do termo de cooperação ainda em 2022, entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a prefeitura de Nova Mutum e após receber a aprovação dos representantes do Legislativo, que na tarde de ontem (14), receberam a visita do perito oficial criminal e gerente regional da unidade, Rafael Leôncio do Espírito Santo.
Durante visita à Câmara Municipal, em que estiveram presentes o presidente do Legislativo, José da Paixão e os vereadores Altair Albuquerque, Cristiano Bicô, Vera Grodzicki, Osmar Isoton, Elenilson Tilit, Maciel Sousa e Beatriz Matos Kohler, alguns esclarecimentos foram prestados pelo responsável da unidade, como por exemplo, as demandas que ficarão a cargo da Gerência de Nova Mutum, entre elas, as provenientes de um total de oito municípios, que integrarão a área de abrangência da unidade local, sendo eles, Alto Paraguai, Arenápolis, Diamantino, Nova Maringá, Nortelândia, Nova Mutum, São José do Rio Claro e Santa Rita do Trivelato.
A chegada da Gerência Regional, que será responsável pela realização dos serviços de perícia criminal de local de acidente de trânsito, de local de morte violenta, de local de crimes contra o patrimônio, documentoscopia, engenharia legal, balística, identificação criminal e necropapiloscopia na região, foi comemorada pelos parlamentares, tendo em vista que reduzirá o tempo dos serviços solicitados e o deslocamento para outros municípios, como acontecia anteriormente, causando morosidade aos serviços e sofrimento a familiares de vítimas de acidentes.
Ficamos felizes com esta conquista e parabenizamos o quadro de servidores, que irão compor esta unidade da Politec, que tanto agregará ao nosso município. Sabemos que além de otimizar os trabalhos na região, contribuirá significativamente com a população, que até então, tinha suas demandas atendidas pelos municípios vizinhos defendeu o presidente da Casa, José da Paixão.
Ainda segundo o perito, a unidade local também dispõe de consultórios para atendimentos periciais médico-legais, exames de lesões corporais, e de constatação de violências sexuais. A estrutura física conta com acessos distintos para vítimas e suspeitos, propiciando privacidade e mais segurança aos usuários dos serviços.
As necropsias são realizadas pela gerência em uma sala localizada no cemitério do município. Já os atendimentos de identificação civil para a emissão de RG’s continuarão a ser prestados no posto de identificação conveniado, localizado na Avenida das Seriemas,1955-w, Residencial das Acácias.
No total, 18 pessoas irão integrar o quadro de servidores da Politec, sendo este formado, por cinco médicos legistas, quatro papiloscopistas, quatro técnicos em necropsia e dois peritos (com acréscimo de outros três profissionais, até meados de março).