Na última sexta-feira (08), foi realizado no auditório do 26º Batalhão da Policia Militar, a solenidade de Formatura dos alunos do 7° ano da Escola Estadual Militar Tiradentes Cel PM Celso Henrique Souza Barbosa, no Curso de Formação Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, aplicado em parceria pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso e Coordenação Proerd PMMT, Programa este ministrado pelo 14º Comando Regional em Nova Mutum – MT e Soldado PM Rondon – Instrutor do D.A.R.E./Proerd.
A celebração contou com a presença de importantes autoridades do município, dentre estas, o presidente da Casa Legislativa, José da Paixão acompanhado dos colegas vereadores, Altair Albuquerque, Lurdes Costa Marques e Beatriz Matos Kohler. Além de representantes do Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Militar, empresários, servidores públicos municipais, familiares e membros da comunidade Mutuense.
Esse sem dúvida, é um programa extremamente importante para os jovens da nossa sociedade. Por meio dele, as crianças e adolescentes recebem as devidas orientações, para que possam adquirir a conscientização de fazer escolhas seguras e saudáveis, sendo o resultado longe das drogas, álcool e da violência. É uma iniciativa que merece apoio e reconhecimento destacou o presidente.
O D.A.R.E./Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, abrange o quanto a sociedade vem sendo prejudicada pela consequência das drogas e violência, além de que, visa somar com a rede de ensino, tendo como objetivo orientar e conscientizar os jovens para alcançarem uma vida estável, por meio de um modelo de tomada de decisão, sendo um dos mais eficazes de prevenção às drogas.
Implantado e desenvolvido por duas professoras pedagogas do distrito escolar da cidade de Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1983, a sigla D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistance Education), foi apresentada ao departamento de Polícia, adquiriu aprovação e, com dois anos de aplicação, o referido programa obteve reconhecimento em todos os estados americanos, e ainda, nos dias de hoje, o projeto é aplicado em mais de 65 países.
Em 1992, o programa chegou no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, expandindo-se para os demais estados, vindo para o Mato Grosso no ano de 2000, sendo iniciado nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. No país, tamanha foi a aceitação por parte das escolas e comunidade. Atualmente, o programa já atende todos os estados brasileiros, sendo escolas públicas ou privadas. Mato Grosso até o momento soma mais de 20 mil formações pelo D.A.R.E./Proerd.
O Policial Militar instrutor do D.A.R.E./Proerd é selecionado pelas corporações militares, mediante uma equipe de Pedagogia e Psicologia, a qual exige do policial alguns pré-requisitos para a inscrição. Logo ser apto nesta seleção, participar de um curso integral, com intenso treinamento e avaliação com profissionais de diferentes áreas, tais como psicologia, toxicologia, pedagogia, assistência social, entre outros. Após a aprovação, aufere o certificado de instrutor do D.A.R.E./Proerd.
Contudo, o projeto visa desenvolver habilidades para a saúde e segurança pessoal das crianças desde a fase inicial, através das atividades que promovem a participação e a interação social nas discussões, e em tarefas que os apoiam na solução de problemas e dificuldades abordadas.
Nesse contexto, as aulas ministradas ocorrem com o apoio, colaboração e acompanhamento dos professores, o programa consiste em dez lições, dentro os temas discutidos são eles: Opções e escolhas; Riscos e consequências; Comunicação e conflito; Recusar; Explicar; Abster-se; Livrar-se; Senso comum; Sentimentos; Redes de suporte.
Na oportunidade de aprendizado, a colaboração dos pais também é essencial para o sucesso do programa e, consequentemente, dos alunos formados no referido curso. Com isso, dispõe o Art. 22 do ECA: “Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais”.
Ao encerramento do programa os alunos obtiveram a oportunidade de produzir uma redação, para expressar um pouco do que aprenderam nas aulas aplicadas no decorrer do ano, recebendo ainda na conclusão do curso, uma singela homenagem aos estudantes que elaboraram a melhor redação:
Abaixo segue lista dos premiados da redação destaque:
Yara Ilona Waki – (5º ano A)
Valentina Camargo Bondespacho – (5º ano B)
Arthur de Arruda Lima – (5º ano C)
Evelyn Ribeiro – (5º ano D)
João Pedro – (5º ano E)