Parlamentares participam de evento alusivo ao Dia da Cavalaria promovido pelo Esquadrão Independente de Policiamento Montado de Nova Mutum

Representando o Legislativo Municipal o presidente da Câmara, José da Paixão e os vereadores Altair Albuquerque, Vera Grodzicki, Maciel Sousa e Beatriz Matos Kohler participaram no último sábado (6), das comemorações alusivas ao Dia da Cavalaria, a ser celebrado oficialmente em todo o Brasil, nesta quarta-feira-feira, 10 de maio.

 É um orgulho e um privilégio ter a presença desta instituição em nosso município. E em nome do Legislativo faço questão de reconhecer o mérito deste trabalho, que merecidamente precisa e deve ser comemorado, por estes que desempenham tantas ações sociais relevantes em nosso município” destacou o presidente do Legislativo, José da Paixão.

A data, que homenageia o aniversário do patrono do regimento, Marechal Manuel Luiz Ozório, foi comemorada na sede do Esquadrão Independente de Policiamento Montado e prestigiada não só pelos parlamentares, mas contou também com a presença do chefe do Executivo, Leandro Félix e diversas autoridades do município.

 Para mim é uma felicidade e um marco participar deste evento, que em sua segunda edição tem ganhado força. Mais que um evento, esta ação que tem o apoio da Câmara, mostra a importância desta instituição para Nova Mutum” enalteceu o vereador Maciel Sousa.

O Comandante da Cavalaria Ten Cel PM Fernandes enalteceu a importância do reforço à data para toda a comunidade mutuense.

 Sabemos que o trabalho de segurança do município é feito em equipe, mas não podemos deixar de reconhecer o trabalho desempenhado por este Esquadrão, que conjuntamente com todas as forças de segurança, tem garantido a paz e a ordem na nossa cidade” defendeu Fernandes.

As comemorações em torno da data, também foi marcada pela realização da “2ª Cavalgada Amigos da Cavalaria”, formada por cerca de 60 conjuntos de participantes, que percorreram pontos importantes da cidade com cavaleiros vindos de diversas localidades do município.

Durante o trajeto, marcado por pequenas paradas, a população foi saudada pelos participantes da cavalgada, dentre estes, por aqueles responsáveis por desempenhar missões de reconhecimento, segurança, choque e garantia da lei e da ordem. Em Nova Mutum, assim como nos demais municípios que contam com a presença da Cavalaria, esta realiza um papel importante de apoio a todas as ações do policiamento ostensivo em eventos, e como tropa de choque em possíveis manifestações e outras operações que demandem a sua presença.

Promovido pela Polícia Militar, através da Cavalaria, com apoio da Câmara Municipal, Prefeitura municipal e amigos do referido Esquadrão, o Dia da Cavalaria foi comemorado com a tradicional “costela fogo de chão”, servido a todos os participantes logo após a realização da cavalgada na sede da própria Cavalaria.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

A chuva de meteoros Delta Aquáridas terá seu auge nesta noite de terça-feira, 30. O fenômeno, iniciado em 12 de julho, deve ocorrer neste ano até 23 agosto. De acordo com o Royal Museums Greenwich, a expectativa é em torno de vinte meteoros por hora no seu ápice. Menos intensa, em atividade desde 3 de julho, a Alpha Capricornídeos, que fica na constelação de Capricórnio, também atinge seu pico entre a noite desta terça e a quarta-feira, 31. Neste caso, são esperados cinco meteoros por hora. Ela ocorre neste ano até 15 de agosto. Ambas poderão ser observadas de qualquer parte do Brasil. Leia também – Balneário Camboriú é palco da partida de futebol mais alta do mundo Os meteoros são detritos que entram na atmosfera do planeta Terra a uma velocidade de até 70 quilômetros por segundo, vaporizando e causando os raios de luz que são chamados de meteoros. “As chuvas de meteoros não têm associação física verdadeira com suas estrelas ou constelações homônimas. Delta Aquáridas é uma estrela na constelação de Aquário, “o portador de água”, que parece estar perto do radiante – a origem aparente dos meteoros da nossa perspectiva”, ainda de acordo com o Royal Museums Greenwich. Quando ocorre a chuva de meteoros Delta Aquáridas? De 12 de julho a 23 de agosto, atingindo o pico na noite de 30 de julho, com um máximo de 20 meteoros por hora. Quando ocorre a chuva de meteoros Alpha Capricornídeos? De 3 de julho a 15 de agosto, atingindo o pico entre a noite de 30 e 31 de julho, com máximo de 5 meteoros por hora. Como observar os eventos celestiais? Conforme o Observatório Nacional, as duas chuvas de meteoros poderão ser vistas de qualquer parte do Brasil. Para aproveitar ao máximo é recomendável que algumas dicas sejam seguidas, em especial a procura por locais com céu escuro. Segundo o Exoss Citizen Science, projeto de monitoramento de meteoros, é importante evitar locais com muita poluição luminosa e pontos de luz no local de observação. É necessário ainda que os olhos se adaptem ao escuro. Desta forma, evite uso de eletrônicos, como aparelhos celulares. “Utilize o radiante no céu usando um mapa ou a estrela de referência da constelação. Os meteoros parecem surgir de um mesmo ponto do céu com curtas ou longas trajetórias”, aconselha ainda o projeto. Durante a madrugada até o amanhecer é o melhor período para a observação de uma chuva de meteoros, de acordo com o Exoss Citizen Science. “A chave para vislumbrar essas partículas em chamas é a paciência. Acomode-se com uma espreguiçadeira e um lanche, e olhe para o céu a cerca de 45 graus do radiante. A espera sob as estrelas pode ser agradável e a recompensa, emocionante”, orienta o Royal Museums Greenwich.

Um motorista, que não teve o nome divulgado, morreu ao capotar uma caminhonete Silverado, na manhã desta terça-feira (30), na MT-335, zona rural de Tapurah

plugins premium WordPress