Otaviano Pivetta deve se filiar ao PL com apoio de Bolsonaro e fortalecer candidatura ao governo de MT em 2026

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), deve se filiar ao PL após receber o apoio direto do ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar o governo do Estado em 2026. A mudança estratégica faz parte das articulações do grupo liderado pelo governador Mauro Mendes (União) para fortalecer o palanque bolsonarista no Estado.

Fontes próximas ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, confirmaram que Pivetta assumiu o compromisso de deixar o Republicanos para ser o candidato de Bolsonaro em Mato Grosso. A filiação ao PL também é vista como uma forma de fortalecer a candidatura do deputado federal José Medeiros (PL) ao Senado, uma das prioridades do ex-presidente na formação de sua bancada de apoio.

Segundo especialistas políticos, a permanência de Pivetta no Republicanos poderia prejudicar a estratégia do PL, já que ele não reforçaria o número 22, utilizado por Medeiros nas urnas. A disputa pelo Senado deve ser acirrada, com concorrentes fortes como o empresário Antônio Galvan (DC), outro bolsonarista “raiz”, que pode dividir votos com Medeiros, e o próprio governador Mauro Mendes, que também surge como favorito na corrida pelo Executivo estadual.

Apesar das tentativas de aproximação entre o PL e a Federação União Progressista (PP e União Brasil) para formar uma aliança, fontes afirmam que a relação entre Medeiros e Mauro Mendes não é das melhores, o que dificulta uma dobradinha sólida entre os dois candidatos.

Recentemente, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), convidou o vice-governador para ingressar na legenda. Na época, Bolsonaro se manteve neutro, afirmando que a decisão caberia a Valdemar Costa Neto. No entanto, após novas análises, o ex-presidente passou a enxergar que a candidatura de Wellington Fagundes (MDB) ao governo poderia prejudicar os planos de Medeiros, favorecendo a deputada estadual Janaina Riva (MDB), sua nora, independentemente de alianças.

Com a avaliação concluída, Bolsonaro entendeu que a filiação de Pivetta ao PL seria a melhor forma de viabilizar seu projeto político no Estado, garantindo apoio ao candidato ao Senado de sua preferência e consolidando o palanque bolsonarista em Mato Grosso para 2026.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

plugins premium WordPress