
Fiscalização realizada no Rio Nhandu contou com apoio da Polícia Civil. Parte do pescado apreendido foi doada ao Lar dos Idosos de Novo Mundo.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu, nesta quinta-feira (18), em Novo Mundo (MT), 25 unidades de pescado, porções de carne de jacaré, ovos de tracajá e diversos apetrechos de pesca proibidos, como tarrafa, rede, espinhel e fisga. A ação faz parte da fiscalização contra a pesca ilegal no estado.
Segundo a Sema, a operação foi realizada no Rio Nhandu e contou com apoio da Polícia Judiciária Civil do município. Os responsáveis foram autuados por pesca ilegal.
O pescado apreendido foi destinado ao Lar dos Idosos de Novo Mundo. Entre as espécies encontradas estavam cachara, trairão, tucunaré, piau, piranha e cascudo (bodó).
Para o diretor da Unidade Desconcentrada da Sema em Guarantã do Norte, Élcio Leite Pereira, a ação foi significativa porque os autuados não eram simples pescadores.
“Foram apreendidos muito pescado irregular e uma absurda quantidade de apetrechos proibidos. Os infratores flagrados eram verdadeiros predadores”, destacou.
A fiscalização ocorre em conformidade com a Lei do Transporte Zero (nº 12.197/2023) e o Decreto nº 677/2024, que regulamenta as normas de transporte e consumo de pescado em Mato Grosso.

