Nova Mutum terá ação para conscientizar as pessoas sobre os perigos do tabagismo

om o objetivo de sensibilizar a população de Nova Mutum sobre os males causados pela dependência do tabaco a Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando uma grande concentração no final do canteiro da Av. Mutum, ao lado do Supermercado Saito, com início às 16h00 no dia 31 de maio, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco.

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a data, alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo.

A Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido ações educativas para incentivar um número cada vez maior de pessoas a parar de fumar, enfatizando a importância de priorizar o tratamento do fumante como estratégia fundamental no controle do tabagismo. “Convidamos a todos a se juntar-se a nós nesta concentração contra o tabaco. Estaremos mostrando a todos os males do tabagismo. Precisamos apoiar e lutar por estas pessoas que querem uma vida mais saudável e livre do cigarro”, declarou Luciane Mayer, diretora da Secretaria de Saúde de Nova Mutum.

Parar de fumar

Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado”, “sem força de vontade”, “que não deixa de fumar porque não quer”. Na atualidade, uma pessoa que fuma tem uma dependência química; isto é, quando tenta deixar de fumar, enfrenta desconfortos físicos e psicológicos significativos que provocam desconforto até deixar o tabaco.

Mudanças benéficas para a saúde que ocorrem quando se para de fumar:

– Em 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem.

– 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal.

– De 2 a 12 semanas, sua circulação melhora e sua função pulmonar aumenta.

– De 1 a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem.

– 1 ano, seu risco de doença cardíaca coronária é cerca de metade do de um fumante.

– 5 anos, seu risco de derrame é reduzido ao de um não fumante 5 a 15 anos após parar de fumar.

– 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui.

– 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não fumante.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias