Nova Mutum estuda sistema de gestão eletrônica para eliminar uso de papel

A Prefeitura Municipal de Nova Mutum está se preparando para uma revolução digital. No dia 15 de outubro, uma delegação de servidores das secretarias de Administração, Finanças e Orçamento e do SAAE visitou Tangará da Serra para estudar o sistema de gestão eletrônica que eliminou o uso de papel desde maio de 2022. Este sistema não só proporciona economia financeira e benefícios ambientais, mas também aumenta a agilidade e a transparência dos processos administrativos.

A administração municipal de Nova Mutum, está em busca de inovações que transformem os processos físicos em digitais, seguindo o exemplo bem-sucedido de Tangará da Serra. A visita teve como objetivo entender o funcionamento do sistema e avaliar os prós e contras para implementá-lo em Nova Mutum o mais rápido possível.

Durante a visita, a comitiva de Nova Mutum foi recebida pela secretária de Fazenda de Tangará, Sra. Ângela Nascimento, e pelo prefeito, Sr. Vander Masson. Eles discutiram as estratégias e os resultados positivos da transição para um sistema sem papel, destacando a importância da inovação para a eficiência administrativa.

O secretário de Administração de Nova Mutum, Ildo Faccio, expressou a urgência de adotar o modelo digital, enfatizando os múltiplos benefícios: redução de custos com papel, insumos, energia e equipamentos; proteção ao meio ambiente; e maior facilidade e rapidez na tramitação e consulta de documentos. “Estamos se posicionando e buscando adaptar a visão de futuro no cenário municipal brasileiro. A expectativa é que a mudança traga uma nova era de eficiência e sustentabilidade, estabelecendo um novo padrão para a administração pública na região“, destacou.

Desde 2022, a administração municipal vem passando por uma transformação significativa nos processos administrativos municipais, com a digitalização de documentos tradicionalmente impressos. O Departamento de Tributação eliminou a necessidade de imprimir mais de 16 mil carnês do IPTU, optando por um sistema totalmente digital. Este movimento ecoou em outros departamentos, como o de Desenvolvimento Urbano, que agora oferece Alvarás e certificados de Habite-se digitais, simplificando o processo para os cidadãos e reduzindo o uso de papel. A Secretaria de Saúde, vem economizando mais de 170 mil folhas de papel.

Essas ações já tiveram um impacto positivo no meio ambiente, destacando o compromisso da cidade com a sustentabilidade. Com a implementação desse novo sistema, Nova Mutum espera não apenas melhorar a gestão interna, mas também fortalecer a confiança e a participação cidadã, garantindo uma governança mais aberta e acessível.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias