
Uma mulher transexual de 27 anos foi baleada na tarde desta segunda-feira (16), durante uma abordagem da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM-MS), no cruzamento da Avenida Calógeras com a Rua 15 de Novembro, região central de Campo Grande.
Imagens de câmeras de segurança registraram parte da ocorrência. Conforme apurado, uma viatura abordava um grupo supostamente formado por três travestis quando houve reação e início de luta corporal entre os envolvidos e os policiais.
Em um dos trechos do vídeo, a mulher identificada como Gabi aparece discutindo com um dos militares a alguns metros do ponto inicial da abordagem, enquanto outra pessoa do grupo era contida por outro policial.
Durante a confusão, um dos PMs tenta desferir um chute, momento em que a pistola cai no chão. A mulher pega a arma e a aponta na direção dos militares. Em seguida, um dos policiais efetua quatro disparos.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MS) e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. A mulher foi socorrida e encaminhada à Santa Casa.
De acordo com informações preliminares, dois tiros atingiram a coxa direita, um o abdômen e outro o quadril. Até a última atualização, o estado de saúde não havia sido divulgado oficialmente. Ela permanece sob custódia policial.
Uma segunda pessoa envolvida na ocorrência foi presa em flagrante, mas não foram informados detalhes sobre as acusações.
Em nota, a Polícia Militar informou que as circunstâncias da abordagem e do uso da força serão investigadas. A corporação afirmou que os procedimentos operacionais padrão foram seguidos e que será instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o caso, como ocorre em situações que envolvem disparo de arma de fogo por policiais.

