Procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares instaurou um procedimento preparatório para acompanhar a criação de um centro de triagem de animais silvestres em Barra do Garças (509 km a Leste, com o objetivo de reintroduzi-los na natureza. A portaria foi publicada no Diário do Ministério Público Federal (MPF) de quarta-feira (8)
O Centro de Triagem de Animais Silvestres em Seropédica do Rio de Janeiro (CETAS/RJ) encaminhou um ofício comunicando a intenção de estabelecer um programa de repatriamento de animais em imóveis do Vale do Araguaia em Mato Grosso
Para isso, afirmou que seria importante a existência de um ente reabilitador no estado, para que os animais passem por avaliação quando chegarem ao destino, além de um período de recuperação física. O CETAS/RJ sugeriu o Instituto Federal (IFMT) ou a Universidade Federal (UFMT), campus de Barra do Garças/Pontal do Araguaia.
O procurador pontuou que procedimento administrativo é o instrumento destinado a acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, políticas públicas ou instituições. Ele, então, instaurou o procedimento para “acompanhar as tratativas desenvolvidas entre o IBAMA e Instituições de Ensino locais para criação de centro de triagem de animais silvestres no município de Barra do Garças, destinado a viabilizar a reabilitação de animais em trânsito para reintrodução na natureza”.