Mato Grosso é “pouco dependente” dos Estados Unidos na exportação de carne, aponta IMEA

Os Estados Unidos aumentam tarifa em 50% para importações de carne bovina brasileira e se a medida for mantida para vigorar a partir do próximo dia 1°, as importações de produtos brasileiros somarão 76% de impostos. Os Estados Unidos são o 2º maior comprador de carne bovina do Brasil, representando 13,69% do volume total exportado no 1º semestre, informa o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

Em relação a Mato Grosso, 7,20% das exportações no primeiro semestre foram destinadas ao mercado americano. A China liderou comprando 49,5% da carne de Mato Grosso. Apesar das tarifas adicionais, Mato Grosso é pouco dependente dos Estados Unidos, já que conta com um mercado externo bem diversificado, o que cria a possibilidade de redirecionamento para países que já importam carne bovina, reduzindo os impactos da retração nos envios ao mercado norte-americano.

Os Estados Unidos, por sua vez, contam com cerca de 30% das importações totais sendo oriundas do Brasil, dessa forma, eles precisariam redirecionar a compra para países como Austrália, Argentina e Uruguai, países que, em geral, possuem preços acimas dos do Brasil.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

agronegócio

Milho disponível em Mato Grosso tem nova alta

A cotação do milho disponível no Estado subiu 0,51%, semana passada, e fechou na última sexta-feira a R$ 58,85/saca, no indicador IMEA-MT. Acompanhando a cotação

agronegócio

Exportações de suínos batem recorde em setembro

Dados da Secex analisados pelo Cepea mostram que as exportações brasileiras de carne suína atingiram 150 mil toneladas em setembro, um recorde, considerando-se toda a série

plugins premium WordPress