Milhares de mato-grossenses estão votando nos 142 municípios para escolher o próximo prefeito e os futuros vereadores. Mais de 2,58 milhões estão aptos a ir as urnas. A votação iniciou às 07h e termina às 16 horas. A apuração dos votos começa às 17 horas.
Ontem, a justiça eleitoral concluiu a entrega de 7.934 urnas eletrônicas que estão sendo usadas hoje. Cada comarca também tem urnas de contingência de Cuiabá, reservadas para substituições em caso de falhas.
A segurança foi reforçada em dezenas de cidades mato-grossenses e em algumas estão com militares do Exército.
Cuiabá tem maior colégio eleitoral do Estado (445 mil), Várzea Grande (190 mil) e Rondonópolis (175 mil) são os três maiores do Estado. Sinop é o maior colégio eleitoral do Nortão, com mais de 117 mil eleitores. A Unemat está com maior número de seções eleitorais – 34. As urnas que estavam na escola Enio Pipino, que está em reforma, as seções eleitorais foram transferidas para a Unemat.
O juiz eleitoral Walter Tomaz da Costa disse que o pleito transcorre de forma normal e que há pequenas ocorrências, dentre elas distribuição de santinhos próximos de locais de votação. “Esses candidatos vão sofrer as consequências decorrentes. Vão ser no mínimo multados, no mínimo. Vai um processo, já passei para o Ministério Público e vai agir. É uma questão que não precisa acontecer. Mas são percalços menores”.
O magistrado informou que, em relação a acessibilidade, “nós estamos buscando, em casa e devolvendo em casa, o eleitor com severos problemas de acessibilidade. Se ele tem dificuldade em locomoção considerável nós estamos facilitando isso. É uma política de inclusão do TSE, da gente trazer e garantir a igualdade de votar para esses eleitores com mais dificuldades. Então, se precisarem é só entrar em contato com a justiça eleitoral que nós estamos prontos e aptos a realizar esse serviço”.
Em Cuiabá o governador Mauro Mendes votou em seção no Instituto de Linguagens da UFMT acompanhado da primeira dama Virgínia Mendes.