O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visitarão o estado de Mato Grosso com um intervalo de apenas dez dias. As visitas fazem parte das agendas políticas e institucionais de ambos, com compromissos distintos em cidades vizinhas. Lula visitará Lucas do Rio Verde nessa sexta-feira (04.04), já Bolsonaro visitará Sinop e Sorriso, no dia 15 de abril.
Lula em Mato Grosso
A visita do presidente Lula foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), e incluirá três compromissos principais. Um deles será em Lucas do Rio Verde, onde Lula deve participar do lançamento de um novo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), um projeto aguardado há 17 anos.
O presidente também visitará o assentamento Santo Antônio da Fartura, na zona rural de Campo Verde, para lançar o programa Solo Vivo, que visa beneficiar pequenos produtores com equipamentos e insumos agrícolas a custo zero.
Outro ponto da agenda inclui uma visita à Terra Indígena Capoto-Jarina, onde Lula se reunirá com o Cacique Raoni e outras lideranças indígenas na Aldeia Piaraçu. A viagem está prevista para ocorrer nos próximos dois meses, com uma passagem pelo Parque Nacional do Xingu já programada para esta sexta-feira (04/04).
Bolsonaro na Norte Show em Sinop
Por sua vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro participará pelo segundo ano consecutivo da Norte Show, uma das maiores feiras do agronegócio do Centro-Oeste, realizada em Sinop entre os dias 14 e 17 de abril.
A presença de Bolsonaro foi confirmada pelo presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Moisés Debastiani. O ex-presidente desembarcará no aeroporto de Sinop às 11h15 do dia 15 de abril, onde será recebido pelo governador Mauro Mendes e participará de uma motociata até a Praça da Bíblia, no centro da cidade.
No período da tarde, Bolsonaro visitará o parque de exposições da Acrinorte para conhecer a feira e seus estandes. Ele também terá um encontro com prefeitos e lideranças da região Norte do estado.
Após os compromissos em Sinop, Bolsonaro seguirá para a cidade de Sorriso, onde se encontrará com apoiadores no final da tarde.