O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz querer indicar uma “pessoa gabaritada e não um amigo” para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. “Não sei se homem ou mulher; não sei se preto ou branco”, disse o presidente durante coletiva de imprensa em Roma, na Itália. Lula afirmou que, quando voltar ao Brasil, irá conversar com muita gente para tomar a decisão sobre a vaga na Suprema Corte. “No Brasil, as pessoas acham que podem definir pelo governo”, reclamou o presidente.
Questionado por jornalistas, presidente brasileiro afirmou que não estava previsto que Barroso se afastaria com ‘tanta rapidez’. “Foi precipitado, que não estava previsto, foi o ministro Barroso de afastar com tanta rapidez. Eu imaginava que fosse demorar um pouco mais. Eu agora vou pensar quem indicar e como indicar. […] Eu não quero um amigo, eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira, é essa qualidade que eu quero”, disparou Lula.
Entidades do meio jurídico e integrantes do governo já se articulam para pressionar o presidente Lula a indicar uma mulher para a vaga.