José Da Paixão solicita implantação de programa social de capacitação e aprimoramento denominado “Autismo para Educadores”, voltado a rede de ensino, no município de Nova Mutum

De autoria do parlamentar José da Paixão Nonato, um pedido encaminhado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 124/2024, que dispõe sobre a necessidade de implantar e desenvolver o Programa Social de capacitação e aprimoramento “Autismo para Educadores”, para educadores da rede de ensino, no município de Nova Mutum.

De acordo com o vereador, o pedido tem como objetivo capacitar tais educadores para identificar ainda na primeira infância sinais e sintomas precoces do Transtorno Espectro Autista (TEA), nos alunos da rede pública de ensino do município.

A solicitação busca diagnosticar e encaminhar as crianças o quanto antes para os atendimentos especializados, objetivando a maior qualidade de vida e desenvolvimento das mesmas.

O TEA é um Transtorno do Neurodesenvolvimento descrito por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Além do que, a criança ou jovem diagnosticada com autismo tem habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a idade, potencializando assim, seus interesses e aprendizagem.

A demanda também é justificada pelo parlamentar, em especial porque visa conscientizar sobre o tema, possibilitando o diagnóstico precoce, criando redes de comunicação entre profissionais, pais e responsáveis, e estabelecendo práticas, procedimentos de acolhimento e suporte às crianças com TEA ao longo do período escolar.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias